sexta-feira, 5 de março de 2010

MOINHO DE MARÉ DO BRAAMCAMP "Carregue nas imagens para ampliar"

Acrílico sobre tela 50 cm x 40 cm

Foto

Foto
Quinta Braamcamp - Único complexo rural em plena cidade do Barreiro, cuja actividade cessou há algum tempo. Era composto inicialmente por casa de habitação, armazéns, moinho de vento e de maré e terras de cultivo.

É actualmente propriedade da Sociedade Nacional de Cortiças. Conserva ainda a antiga casa solarenga (século XIX), instalações agrícolas e um moinho de maré.

De “O Barreiro Antigo e Moderno”: - A Quinta do Braamcamp – Esta propriedade, situada no Mexilhoeiro, foi uma das melhores e mais bem cuidadas do Barreiro. O seu primeiro dono consolidou uma grande área do terreno ocupado pela parte urbana, que as águas do Tejo alagavam, com forte estacaria, ali enterrada por processo igual ao que após o terramoto de 1755, se fez na parte baixa de Lisboa.

Por morte, em 1828, de Geraldo Venceslau Braamcamp, 1º. Barão do Sobral, esta quinta coube a seu filho Anselmo José Braamcamp, nascido em 1792.

MOINHO DE MARÉ DO BRAAMCAMP

Edificado no sec. XVIII nos terrenos da Quinta do Braamcamp, Bico do Mexilhoeiro, possuía 10 pares de mós. A partir de 1897 instalou-se no edifício a Sociedade Nacional de Cortiças.

De “Um Olhar sobre o Barreiro”: Moinho do Braamcamp, Ponta de Alburrica, lado norte.

Tinha 10 moendas, o maior de toda a bacia do Tejo. Em 1865 dispunha de fornos de cozer pão.