quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PESTAROLA

ACRÍLICO SOBRE TELA
60x50cm
(Faça "ENTER" sobre o quadro para ampliar)


FOTO
PESTAROLA

O Varino Pestarola leva-nos aos rios Tejo e Coina

De decoração exuberante, de raiz popular e cores garridas, o varino Pestarola, não passa despercebido a ninguém, no local de embarque/desembarque, na Avenida Batalhão de Sapadores de Caminhos-de-Ferro, no Barreiro.

A embarcação tradicional, semelhante à fragata, foi em tempos um barco essencialmente de carga. No caso do Pestarola, outrora chamado de Camponesa/ Camponês, servia para fazer o transbordo do bacalhau para terra.

Hoje, propriedade do município do Barreiro navega, entre Maio e Setembro, pelas águas calmas dos rios Tejo e Coina (o fundo liso e sem quilha permite-lhe navegar por águas menos profundas) levando os passageiros em agradáveis passeios entre o Barreiro e o Seixal.

Entre as jornadas possíveis encontram-se a visita à ilha do Rato (dia inteiro), à baía do Seixal (meio dia) ou a Palhais (meio dia), descobrindo as povoações ribeirinhas, os moinhos de maré e toda a beleza natural da região. O passeio da manhã decorre entre as 9 e 30 e as 12 horas, o da tarde entre as 14 e as 17 horas. O de dia inteiro começa às 10 e só termina às 16 horas.


Retirado da revista Visão online

Ler mais: http://aeiou.visao.pt/mais-a-sul=f606644#ixzz1d88Gw9xW