Dos 4 anos letivos em que frequentei esta escola (1943/47), tenho ainda na memória algumas recordações.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Barreiro-Escola Básica nº. 4- Verderena
ACRÍLICO SOBRE TELA 50x40 cm
(Faça "Enter" sobre a imagem para ampliar)
Foto nº. 1
Foto nº. 2
Entrei na escola com 6 anos de idade.
Tive como professores, que me lembre, os srs. Raposo, Ribeiro e Rosado.
Entre a atual Rua Professor Joaquim Vicente França (onde está localizada a escola), a Rua 20 de Abril, a rua onde estão as instalações da Bonfim e o rio não havia qualquer casa edificada. Era um amplo descampado.
Junto ao rio e ao longo do mesmo existiam umas marinhas de água doce. Tinham inúmeros fundões e vegetação muito escorregadia. Muitas vezes, no verão, quando saíamos da escola era aí que nos banhávamos. Tirávamos a roupa e em pelota entrávamos na água.
De vez em quando escorregávamos por ali abaixo mas, felizmente, nunca aconteceu qualquer acidente. Às vezes éramos surpreendidos pela patrulha da GNR e aí vá de pegar na roupa e nos sapatos e fugir a sete pés.
A contínua da escola era uma senhora já bastante velhota a D. Eufémia que tinha muitas dificuldades em manter na ordem aquela maralha.
Bons tempos! Ah! Um outro bom companheiro foi o António (já falecido) filho do Joaquim da “Velha”. Tinha um enorme corpanzil, quase o corpo dum adulto. Muitas vezes, à saída corríamos todos atrás do António que se refugiava numa pequena elevação de terreno e era ver todo o pessoal a atirar torrões de areia ao António que com dificuldade ia aguentando aquela metralha acabando por fugir na direção de casa ali na Rua Miguel Bombarda onde hoje se encontra o prédio da Tremoceira. E nós corríamos atrás dele. Nunca se zangava connosco.
Subscrever:
Mensagens (Atom)