-Na digo, porra! Na gosto de padres!
- Meu filho... assim nunca irás para o céu...!!!
- Que se f*... Também você na vai pa Évora!!!
senão a que vem do céu,
abrigue-se aqui menina
debaixo do meu chapéu.
(quadra popular)
Blogue dedicado essencialmente ao Barreiro, minha terra natal, mas não só. Aqui procurarei principalmente publicar algumas das minhas pinturas e, nomeadamente, as que têm a ver com o Barreiro. A pintura de que sou 100% amador, sem escola, mas que é uma arte de que sempre gostei imenso. Interrompi esta actividade durante anos tendo-a retomado agora que estou reformado.
De decoração exuberante, de raiz popular e cores garridas, o varino Pestarola, não passa despercebido a ninguém, no local de embarque/desembarque, na Avenida Batalhão de Sapadores de Caminhos-de-Ferro, no Barreiro.
A embarcação tradicional, semelhante à fragata, foi em tempos um barco essencialmente de carga. No caso do Pestarola, outrora chamado de Camponesa/ Camponês, servia para fazer o transbordo do bacalhau para terra.
Hoje, propriedade do município do Barreiro navega, entre Maio e Setembro, pelas águas calmas dos rios Tejo e Coina (o fundo liso e sem quilha permite-lhe navegar por águas menos profundas) levando os passageiros em agradáveis passeios entre o Barreiro e o Seixal.
Entre as jornadas possíveis encontram-se a visita à ilha do Rato (dia inteiro), à baía do Seixal (meio dia) ou a Palhais (meio dia), descobrindo as povoações ribeirinhas, os moinhos de maré e toda a beleza natural da região. O passeio da manhã decorre entre as 9 e 30 e as 12 horas, o da tarde entre as 14 e as 17 horas. O de dia inteiro começa às 10 e só termina às 16 horas.
Retirado da revista Visão online
Ler mais: http://aeiou.visao.pt/mais-a-sul=f606644#ixzz1d88Gw9xW
Retirado da Wikipédia
Ramal do Seixal
O Ramal do Seixal, originalmente conhecido como Ramal de Cacilhas, é um troço ferroviário desactivado, que ligava as estações do Seixal e do Barreiro, em Portugal.
Este troço foi a única parte concluída do projecto do Ramal de Cacilhas, que planeava a ligação entre o Barreiro e Cacilhas, onde seria construído uma estação intermodal, que servisse os transportes ferroviário e fluvial, de forma semelhante à do Barreiro. Subsistem as estações e partes do leito de via e de uma ponte, no troço entre o Barreiro e o Seixal.
A construção de um troço entre o Barreiro e Cacilhas, foi, inicialmente, estudado em 1890 pelo engenheiro Manuel F. da Costa Serrão. Este troço, denominado Ramal de Cacilhas, foi inserido no Plano da Rede ao Sul do Tejo, apresentado em 15 de Maio de 1899, sendo considerado de elevada importância devido aos elevados tráfego e rendimento previstos, e por permitir uma ligação directa entre Lisboa e a Linha do Sado, que iria abranger a localidade de Setúbal e a zona do Vale do Rio Sado (actualmente, o antigo troço desta linha faz parte da Linha do Sul); a 15 de Julho do mesmo ano, uma lei previu o financiamento para este projecto, e, a 1 de Julho de 1901, é publicada uma portaria que autoriza o conselho de administração da companhia dos Caminhos de Ferro do Estado a iniciar a construção do primeiro lanço do Ramal de Cacilhas, entre a Estação do Barreiro e a margem direita da Ribeira de Coina.
A 1 de Julho de 1923, o troço entre o Seixal e o Barreiro foi considerado pronto a ser inaugurado, após a Administração das Estradas e Turismo ter efectuado uma vistoria. Em 29 de Julho de 1923, este troço foi inaugurado e aberto à exploração pública, com serviços entre o Lavradio e Seixal.
O Decreto-Lei número 48.939, publicado em 27 de Março de 1969, desclassificou o Ramal do Seixal, e o tráfego foi suspenso após a Ponte ferroviária do Seixal, sobre a foz do Rio Coina, ter sido danificada numa colisão com o navio Alger, a 18 de Setembro do mesmo ano.
A minha página de autor no site Luso-Poemas:
http://www.luso-poemas.net/userinfo.php?uid=9847
A minha lista de poemas no site Luso-Poemas:
http://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=9847
var skin = {};
skin['BORDER_COLOR'] = '#cccccc';
skin['ENDCAP_BG_COLOR'] = '#e0ecff';
skin['ENDCAP_TEXT_COLOR'] = '#333333';
skin['ENDCAP_LINK_COLOR'] = '#0000cc';
skin['ALTERNATE_BG_COLOR'] = '#ffffff';
skin['CONTENT_BG_COLOR'] = '#ffffff';
skin['CONTENT_LINK_COLOR'] = '#0000cc';
skin['CONTENT_TEXT_COLOR'] = '#333333';
skin['CONTENT_SECONDARY_LINK_COLOR'] = '#7777cc';
skin['CONTENT_SECONDARY_TEXT_COLOR'] = '#666666';
skin['CONTENT_HEADLINE_COLOR'] = '#333333';
skin['NUMBER_ROWS'] = '4';
google.friendconnect.container.setParentUrl('/' /* location of rpc_relay.html and canvas.html */);
google.friendconnect.container.renderMembersGadget(
{ id: 'div-1932557359795603551',
site: '04550409173394345834' },
skin);