sábado, 8 de janeiro de 2011

BARREIRO - Auditório Municipal Augusto Cabrita

ACRÍLICO SOBRE TELA 50 cm X 40 cm

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Foto

Auditorio Municipal Augusto Cabrita

Situado no Parque da Cidade, este edifício Municipal foi inaugurado em 01 de Novembro de 2003.

O edifício possui condições para nas suas galerias serem apresentadas exposições de expressão plástica, bem como diversas actividades culturais.

Possui, igualmente, uma Sala de Espectáculos, onde podem ser apresentados espectáculos diversificados. (Teatro, concertos, bailado, etc)






sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

BARREIRO - ALBURRICA - 3 EM 1

ACRÍLICO SOBRE TELA 50 X 40 cm
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Moinho de maré do Cabo
Data de construção: Século XV
Local: Alburrica, Barreiro
Características: quatro casais de mós

Moinho de maré Grande
Data de construção: Século XVII
Local: Alburrica
Características: Sete pares de mós. Propriedade particular.

Moinho de maré Pequeno
Data de construção: Século XVIII
Local: Acesso pelo Largo do Moinho Pequeno, Barreiro
Características: Três pares de mós, encontra-se em ruínas

Achámos este enquadramento bastante interessante.
Ele capta os 3 moinhos de maré existentes em Alburrica.
Pena é que todos eles estejam em perfeito estado de degradação. Pelo menos o Moinho Pequeno, em 25 de Abril, ainda estava em condições de nele se instalar um museu que pudesse perpetuar no tempo uma das principais actividade desta terra.
O 25 de Abril foi há mais de 30 anos e todo este tempo não foi suficiente para que alguém, responsável nesta terra, pudesse iniciar os trabalhos para a sua conservação.

sábado, 6 de novembro de 2010

COINA - Capela da Nossa Senhora dos Remédios

ACRÍLICO SOBRE TELA 50 cm x 40 cm
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Esboço

Foto

COINA - CAPELA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Situada no limite urbano da Vila de Coina, a actual Igreja é, muito provavelmente, o resultado de transformações na velha Ermida de S. Sebastião, existente naquele local em 1553.

Em 1731 era denominada Ermida de Nossa Senhora dos Remédios e encontrava-se na posse dos proprietários da Quinta de S. Vicente ou Quinta do Manique. Após o terramoto que devastou Lisboa em 1755 ficou parcialmente arruinada, e assim permaneceu por largo tempo.

No final do século XIX a Quinta foi adquirida por Manuel Martins Gomes Júnior, conhecido como “Rei do Lixo”, figura bastante polémica na sua época, pelas suas actividades comerciais (aquisição dos lixos da cidade de Lisboa e sua transformação em guano) e pelas suas convicções políticas de fervoroso republicano e anti-clerical.

A Ermida viria apenas a ser restaurada em 1939 por familiares do proprietário da Quinta, que já então se conciliara com a Igreja. Foi alvo de várias reparações e ampliações, a última das quais em 1996.

Actualmente a Igreja serve de paroquia da freguesia. Apresenta uma arquitectura de características pombalinas, sóbrias e austeras. O seu Alpendre de colunata arquitravada e o torreão adossado a um edifício de habitação, são os elementos mais marcantes.

Interiormente foi muito adulterada, pouco restando da planta original.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Travessa de Padre Abílio Mendes


QUADRO 24 cm x 30 cm
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FOTO

Travessa de Padre Abílio Mendes fica junto à igreja de Sta. Cruz e foi em tempos, antes do encerramento das fábricas da CUF, uma zona bastante habitada até porque ficava relativamente perto dos portões da CUF e como as casas eram antigas e tinham rendas relativamente acessíveis era por essa razão muito povoada.
Hoje apenas resta a memória, pois como todo o Barreiro antigo está perfeitamente ao abandono.
As casas estão entaipadas, a cair, em perfeita ruina. A maioria já de impossível recuperação só lhe resta a demolição. Aliás a zona é por demais problemática dadas as suas ruas e ruelas estreitas, sem possibilidade de circulação automóvel e naturalmente de estacionamento que, se fosse permitido iria descaracterizar a zona.
Aí pelos anos 80 e quando ainda havia muitos moradores na zona ouvimos, quando exercíamos funções autárquicas, o executivo da Câmara do Barreiro apresentar arrojados planos de recuperação do Barreiro velho.
Passaram-se 30 anos e nada, mas absolutamente nada, foi feito.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ALHOS VEDROS - MOINHO DE MARÉ

ACRÍLICO SOBRE TELA 50cm x 40 cm
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Moinho de Maré do Cais de Alhos Vedros
Acrílico sobre tela 50 x 40 cm
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Foto


Foto

Moinho de Maré do Cais de Alhos Vedros

O moinho de maré do cais de Alhos Vedros, integrado no Palácio dos Condes de São Payo, foi propriedade da família Tristão Mendonça Furtado, os fidalgos da "Casa da Cova". Este moinho de maré integrava-se no complexo industrial moageiro da margem sul, e laborou até 1940.
Foi construído no início do século XVII. Foi adquirido pela Câmara Municipal da Moita em 1986, visando o seu aproveitamento museológico.

sábado, 1 de maio de 2010

BARREIRO - AV. ALFREDO DA SILVA, nº. 37

ACRÍLICO SOBRE TELA 50cm x 40cm
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Foto 1

Foto 2

Estúdio de Artur Resende na av da Bélgica-demolido em 1962

Recordamo-nos desta avenida desde os tempos em que se denominava Avenida da Bélgica. Aí por 1947, nós, com 10 anos de idade, que morávamos por traz do campo do Luso íamos, a pé, para o então Colégio do Seixas (do inesquecível Ti Zé Careca). E sozinhos como era usual! Atravessávamos a, então, Avenida da Bélgica que nesses tempos fervilhava de vida e movimento. Nessa época toda a gente andava a pé e havia a CUF e a CP que tinham muitos trabalhadores que laboravam por turnos e folgavam, muitas vezes, nos dias de semana. Na CUF havia secções com 24 horas de actividade, com 3 turnos. Na CP havia os maquinistas, fogueiros, revisores, etc., etc., que também muitas vezes estavam de folga nos dias de semana. O pessoal dos barcos, idem, idem, aspas, aspas. A maioria das mulheres eram domésticas e preparavam as refeições para os maridos e filhos. Daí que o mercado 1º. de Maio se enchia diariamente, ou com compradores ou com “mirones”. Portanto, era natural ver-se muita gente nessa avenida. Minha mãe ia 2 a 3 vezes por semana ao mercado. Como disse acima vinha de traz do campo do Luso. E eu, gaiato, ia ajudá-la a trazer o carrego das compras.

Entre os 2 mercado (produtos hortícolas e peixe) e ao redor do mercado juntava-se um sem número de vendedores ambulantes e os chamados propagandistas da “banha da cobra”. Ao seu redor juntava-se o povoléu ora para ver ora para comprar.

Lembro-me que um dia apareceu um sujeito com uma banquinha a vender uma solda milagrosa. Naqueles tempos usavam-se panelas e tachos de esmalte que com o tempo iam furando. Eram os “amola tesouras” que as arranjavam. Mas o tipo pegava na barrinha de solda por uma ponta, colocava a outra ponta ao lume, esfregava no tacho e os buracos desapareciam como que por milagre. Estava resolvido o problema e minha mãe vá de comprar duas barrinhas. Chegada a casa foi de imediato experimentar a solda. Muniu-se do tacho furado, colocou a barra sobre o lume e nada. Esfregava no esmalte e niqueles. Experimentou dobrar a barra e eis que esta se quebra em duas. Aquilo parecia uma barra de plástico ou substância semelhante pintada de prateado. Mais uma que caíra no conto do vigário.

Lembramo-nos que a Av. da Bélgica tinha passeios estreitos de ambos os lados, 2 faixas de rodagem e uma placa central com árvores. O piso para carros era empedrado. E maravilha das maravilhas, nunca se viam carros estacionados na placa central. Bons tempos! Não era por as pessoas serem mais respeitadoras mas é que não havia automóveis.

Procurámos na net referências sobre a Av. da Bélgica. Gostávamos de colocar aqui uma foto desse tempo. Mas não encontrámos nada. Apenas algumas fugazes referências que a seguir citamos e a que a foto acima, a preto e branco, se refere.

“Artur Resende - Nascido também em Ovar, efectuou um percurso semelhante ao irmão vindo trabalhar para junto dele no início da década de 1920, tendo rapidamente ganho o gosto pela fotografia.

É neste período que a casa fotográfica passa a funcionar em conjunto com os dois irmãos Rezende, passando a assinarem os seus trabalhos com «Photografia Resendes».

Em 1925 os trabalhos de Artur Resende mereciam uma menção honrosa na Exposição Nacional de Fotografia, realizada nos Armazéns Grandella.

Em 1928 Artur Resende construía e inaugurava o seu novo estúdio fotográfico na nova artéria do Barreiro, a avenida da Bélgica, em resultado de uma troca efectuada com a Câmara Municipal do Barreiro para a abertura da mesma avenida em 1922.”

Também colhemos a informação de que a 4º. Sede do Luso Futebol Clube se localizava na Av. Da Bélgica nº. 16

E é tudo.

sábado, 3 de abril de 2010

BARREIRO - CORETO DO JARDIM DOS FRANCESES


Coreto Jardim dos Franceses
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Acrílico sobre tela 40 cm x 30 cm



Foto 1

A foto acima mostra a inscrição existente no coreto e mostra a data da sua conclusão.


Foto 2


CORETOS

Os Coretos são imóveis de reconhecido interesse cultural, geralmente associados às Colectividades e simbolizam espaços de festa e recreio popular, sobretudo porque era no seu interior que tocavam as Bandas Filarmónicas. Actualmente existem dois no concelho.

Coreto do Jardim dos Franceses
- Foi inaugurado pela Banda Filarmónica dos «Franceses», numa época em que existiam 5 filarmónicas no Barreiro. Construído pela Câmara Municipal em 1922, com aproveitamento das colunas de antigos candeeiros de iluminação pública.
Trata-se de uma estrutura em ferro, assente em base de alvenaria de forma octogonal. Cobertura de tipo piramidal, acompanha a forma da base, e é composta por folhas metálicas sobrepostas, que lhe conferem um efeito decorativo, terminando numa aplicação em platibanda, de forma denticulada. O topo é coroado por um elemento em ferraria, com a forma de uma lira estilizada.
A decoração da base é muito singela: almofadas em relevo e rodapé da mesma cor. Num dos panos abre-se uma escadaria em leque que dá acesso ao palco. Este é decorado a toda a volta, por varandim gradeamento de ferro de forma rendilhada.
O Jardim Público onde o Coreto está implantado, foi construído na mesma época do Coreto e ampliado entre 1930/34 (após o levantamento do antigo Cemitério do Largo Luís de Camões em 1927, situado nos terrenos anexos à extinta Igreja de S. Francisco).