terça-feira, 8 de setembro de 2009

Barreiro - Alfredo da Silva

Foto


Acrílico sobre tela 40 cm x 50 cm

Alfredo da Silva (1871-1942)
Alfredo da Silva nasceu em Lisboa, a 30 de Junho de 1871.
Em 1892 assumia a gerência da administração da Companhia Aliança Fabril situada em Alcântara.
Em 1898, um sinistro, mais concretamente um incêndio, devora algumas instalações da C.A.F. que fabricava sabões e velas, adubos orgânicos e bagaços alimentares. Alfredo da Silva vê, então, a maior vantagem na fusão da C.A.F. com a empresa congénere - sabão e óleos - denominada Companhia União Fabril que fora fundada em 1865 pelo Visconde de Jorumenha. A fusão teve lugar em 20/4/1898. Na eleição dos novos corpos gerentes, foi Alfredo da Silva escolhido para o Conselho de Administração, contando, então, 27 anos de idade.
Em Setembro de 1907 a C.U.F. começou a instalar no Barreiro as suas primeiras fábricas.
Até 1942, ano em que faleceu, esse homem tem uma actividade excepcional, e no Barreiro consumiu, trabalhando, uma parte da sua vida.
Ele era, porém, um homem bem simples, de rara modéstia, que poucas vezes perdia tempo em congressos de altas personagens das forças económicas, mais raras vezes assistia a banquetes e – quanto a homenagens – evitou sempre as que, por várias ocasiões, lhe quiseram prestar.
A 1 de Dezembro de 1928, quando uma caravana de jornalistas de Lisboa visitou o Barreiro e as fábricas da C.U.F., Alfredo da Silva afirmou que: “apesar da má fama de que até há pouco o operariado do Barreiro gosava, se encontrava mais seguro nesta vila do que passeando pelas ruas de Lisboa.”(Respigado do livro O Barreiro Antigo e Moderno” de Silva Pais.)



Sem comentários: