domingo, 13 de setembro de 2009

Barreiro - Largo Casal

Acrílico sobre tela 50 cm x 40 cm

Foto

Foto

Largo (Praça) Gago Coutinho e Sacadura Cabral, vulgo “Largo Casal”
O popular “Largo do Casal” foi, antigamente, o “mini-rossio” local.
Se alguém perguntar aos habitantes do Barreiro onde é a Praça Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a maior parte deles não responderá com muita certeza… outros desconhecerão mesmo onde fica.
Mas se fôr citado o Largo do Casal, a maioria deles logo o localiza. E quem se lembra que antes de ela tomar o nome dos gloriosos portugueses que, em 1922 (Março-Junho) praticaram a proeza do “raid” Lisboa-Rio de Janeiro, se denominava então Largo da Alegria?
A família Casal que desde a 2ª. metade do Século XVIII habitando a casa da velha Rua de Palhais (actual Rua Aguiar) com os nºs. 154 a 162, a tornejar, a Nascente, para o pequeno largo com os nºs. 1 a 3, veio a designá-lo, popularmente, pelo seu apelido. Era o chefe da família, ainda nos princípios da 3ª. Década do Século XIX, o octogenário sargento-mor de ordenanças (oficial de ordenanças) Francisco Alvarez Casal.
Seu filho Francisco Alves Casal (1805-1881) foi também pessoa de muito prestígio no Barreiro, aqui desempenhando, como o pai, vários cargos administrativos.

Sem comentários: