sábado, 7 de novembro de 2009

Barreiro - O Moinho Pequeno


Acrílico sobre tela 50 cm x 40 cm
Foto 1

Foto 2

MOINHO PEQUENO

Os moinhos de marés e de vento foram introduzidos na zona de Alburrica para a moagem de cereais e descasque do arroz e alguns destes moinhos fazem ainda parte do património cultural do concelho, como por exemplo o Moinho Pequeno (de marés) e os moinhos de Alburrica e do Jim (de vento).

O moinho pequeno com três pares de mós, foi construído em meados do século XVIII, tendo encerrado há muito tempo e encontrando-se, presentemente, em ruínas. Também este moinho moia trigo e nele se fabricavam ainda massas. Pertenceu a José Pedro da Costa. Está localizado junto do largo que lhe tomou o nome, isto é, Largo do Moinho Pequeno transversal à Rua Miguel Pais. É, actualmente, também, propriedade particular.

Julgamos ser oportuno divulgar aqui alguns extractos do que a revista UM OLHAR SOBRE O BARREIRO, nº. 3, publicou em Dezembro de 1985, pela pena do arquitecto Cabeça Padrão:

“MOINHO PEQUENO, Na Cidade, lado poente (o mais bem conservado dos 3)

Construído no Séc. XVIII (?). Tinha 3 moendas. Farinava cereais e nele se fabricavam, também, massas alimentícias. Pertenceu a José Pedro da Costa. Era de Joaquim do Rosário Costa em 1884. Desconheço quando deixou de laborar e em que condições.

Este poderia ser um excelentíssimo espaço museológico de arqueologia industrial e naval barreirense no seu período anterior à Revolução Industrial, como temos vindo a sugerir em reuniões na Câmara Municipal.

A recuperação deste moinho, integral e no seu funcionamento (sem a fábrica, é evidente), implica a recuperação da correspondente “caldeira”... QUE GRANDE SALA DE INSTRUÇÂO PARA AS ESCOLAS, E POPULAÇÂO EM GERAL."

Noutro ponto do seu artigo, escrevia o arquitecto:

“Acontece que esta área noroeste do Barreiro (Alburrica), ameaçada com aterros na sua textura – tendo em vista o equilíbrio ecológico do rio, a rara concentração exemplar de arqueologia industrial (moinhos de vento, moinhos de maré, estaleiros) , o excelente panorama de que o rio oferece, e ser ainda o logradouro urbano de maior vastidão e qualidade que o Barreiro possui – acontece que esta área, dizia, nos tem merecido de alguns anos a esta parte cuidados urbanísticos de preservação de natureza geográfica-cultural que, aqui e ali, temos vindo a predicar. Trata-se do último reduto da génese fundamental deste aglomerado urbano de pescadores que, por séculos, se processou no seu diálogo constante com o rio de que depende – pescadores, estaleiros, moinhos de maré e de vento, passagem de comércio entre o sul e a capital que fornece de serviços, mão-de-obra e matéria prima.

...

Em verdade, algo terá de ser feito nesta área tão sensível e, neste momento, em tão profundo estado de degradação. É urgente uma intervenção urbanística planificada...

Felizmente a Câmara Municipal do Barreiro é de maioria APU, o que significa a garantia dos superiores interesses populares em jogo.”

Isto dizia Cabeça Padrão em 1985. A Foto nº. 1, acima, é de 1984. O moinho pequeno ainda estava bem conservado como dizia o arquitecto. Hoje, vejam a Foto nº. 2, tirada em 2008, e o estado de completa degradação em que está o Moinho Pequeno. A incúria das autoridades é tal que não há palavras para classificar esta atitude. Dizia o arquitecto que estava tranquilo em 1985 por a C.M.B. ser de maioria APU. 25 anos depois, como deve o arquitecto estar às voltas debaixo dos torrões, e a maldizer a sua crença nessa força política. Nessa e porventura nas outras, pois ninguém é sensível à cultura, ninguém se manifesta em sua defesa.

E AGORA FORAM CONSTRUIR MESMO “EM CIMA” DO MOINHO PEQUENO E DENTRO DO RIO UM VERDADEIRO MAMARRACHO. SERÁ A ISTO QUE “ELES” CHAMAM “DEVOLVER O RIO ÀS PESSOAS?”

OU É, ANTES, METER AS PESSOAS DENTRO DO RIO? VESTIDAS E TUDO!!! OU MELHOR, DENTRO DO LODO!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ex-libris do Barreiro ou ex-CUF

Acrílico sobre tela 30 cm x 40 cm
Foto 1
Foto 2

Atribuímos a este quadro a designação de Ex-libris do Barreiro pelo facto de a chaminé que se vê à esquerda ser, realmente, um símbolo representativo desta cidade, assim como, a Torre Eiffel é o símbolo ex-libris de Paris. Por outro lado, a construção em ruínas que se vê no quadro começa também a ser uma imagem representativa desta cidade; é só acompanhar a degradação e a destruição do Barreiro Velho para chegarmos a essa conclusão. E se não se der a volta à situação que se vem acentuando da diminuição da população também as habitações hoje com a indicação de “vende-se” amanhã serão também elas verdadeiras ruínas.
A designação de ex-CUF é por demais evidente; trata-se, na verdade, duma chaminé das antigas instalações fabris da CUF que, como se sabe, pertence ao passado.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ainda Eça, o Barreiro e o "primo Basílio"

Acrílico sobre tela 50 cm x 40 cm

Foto
Silva Porto, quadro, óleo sobre madeira (reprodução)

Em 22 de Julho de 1866, Eça de Queirós conclui a formatura em Direito, na Universidade de Coimbra. Logo em fins de 1866, princípios de 67, vai viver para Évora. Aí funda e dirige o jornal “Distrito de Évora”, cujo 1º. número sai em 6 de Janeiro de 1867. Em 28 de Julho do mesmo ano abandona a direcção do jornal que fundara e regressa a Lisboa.

Em Novembro de 1876, 10 anos depois, conclui a redacção de O Primo Basílio. Só em 28 de Fevereiro de 1878 este livro surge nas livrarias.

E é, precisamente deste livro de Eça que respigamos a seguir 2 curtas passagens. E porquê? Porque em ambas Eça de Queirós se refere ao Barreiro. Na sua curta passagem pelo Alentejo (fins de 1866 até Julho de 1867) deverá ter viajado muitas vezes entre Lisboa e Évora via Barreiro. Apanhava o vapor em Lisboa e aqui o combóio para Évora. Daí o personagem principal deste romance (Jorge) ser eng. de minas e visitar por essa razão o Alentejo. São, naturalmente, reminiscências da sua passagem por Évora.

De “O Primo Basílio”

1ª. Transcrição:

Jorge enrolou um cigarro, e muito repousado,muito fresco na sua camisa de chita, sem colete, o jaquetão de flanela azul aberto, os olhos no teto, pôs-se a pensar na sua jornada ao Alentejo. Era engenheiro de minas, no dia seguinte devia partir para Beja, para Évora, mais para o sul até S. Domingos; e aquela jornada em Julho, contrariava-o como uma interrupção, afligia-o como uma injustiça. Que maçada por um verão daqueles! (…)

Sebastião começou a tocar a “Malaguenha”. Aquela melodia cálida, muito arrastada encantava-a. Parecia-lhe estar em Málaga, ou em Granada, não sabia; (…)

-Muito bem, Sebastião! Gracias!

Ele sorriu, ergueu-se, fechou cuidadosamente o piano, e indo buscar o seu chapéu.

-Então amanhã às sete? Cá estou, e vou-te acompanhar até ao Barreiro.

Bom Sebastião!

Foram debruçar-se na varanda para o ver sair. A noite fazia um silêncio alto, de uma melancolia plácida; (…)

-Que linda noite!

2ª. Transcrição:

Aquele quarto estava tão penetrado da personalidade de Jorge, que lhe parecia que ele ia voltar, entrar daí a bocado… Se ele viesse de repente!... Havia três dias que não recebia carta – e quando ela estivesse ali a escrever ao seu amante, num momento o outro podia aparecer e apanhá-la!... Mas eram tolices pensou. O vapor do Barreiro só chegava às cinco horas; e depois ele dizia na última carta que ainda se demorava um mês, talvez mais…

Sentou-se, escolheu uma folha de papel, começou a escrever, na sua letra um pouco gorda:

“Meu adorado Basílio”

sábado, 3 de outubro de 2009

Barreiro - Capela de Santo António da Misericórdia

Acrílico sobre tela 30 cm x 40 cm

Fotografia

Fotografia a preto e branco

Em “O Barreiro Antigo e Moderno”) pode ler-se:

A Capela da Misericórdia, situada na Praça de Santa Cruz, defronte da Igreja Matriz, é de fundação geralmente fixada nos fins do Século XV, ou, com mais precisão, no reinado de D. João II (1481-1495).

O pequeno templo sofreu diversos arranjos ou alterações. Destas, uma das mais importantes terá sido a que lhe introduziram no Século XVII, pelo desvelado auxílio de D. Isabel Pires de Azambuja, sobrinha da fundadora do Convento da Madre de Deus da Verderena, a qual lhe mandou beneficiar a frontaria, fazendo-lhe um portal, com algum valor decorativo.

É esse portal sobrepujado por uma pedra, na qual está esculpida uma enorme concha em relevo, com uma cabeça de anjo, entre duas asas, reproduzida também a cada um dos lados. Por baixo, encontra-se gravada a seguinte inscrição:

IZABEL PIZ DAZÃBVIA FEZ ESTE PORTAL

Nos derradeiros anos do Século XIX, esta capela estava muito arruinada. Numa circular, com data de 28-III-1900, do Provedor da Misericórdia, Manuel Marinho, lê-se o seguinte: É conhecido de todos o estado miserável de ruína e abandono em que tudo se encontra, parecendo-se mais com um velho pardieiro”.

Num outro documento a que tivemos acesso podemos ler:

É um importante testemunho da assistência aos peregrinos e enfermos, bem como do culto no Barreiro Quinhentista. A Igreja é de planta longitudinal, com dois corpos distintos: capela e sacristia. Terá tido origem a partir de uma Albergaria ali existente em 1492, mas a fundação do actual templo só vem a ser sancionada por D. Sebastião em 1569.

Na capela-mor painéis de azulejos historiados, com elementos relativos à vida de S. João Baptista. Do lado esquerdo do altar a representação do Nascimento de João Baptista e uma cena relacionada com a sua infância. No lado direito, a representação da Visitação e, no painel lateral de menores dimensões, João Baptista, já em idade adulta durante a sua pregação no deserto.

Na cruz que ostenta, a inscrição «ECCE AGNUS DEI» (Este é o cordeiro de Deus).

O altar-mor apresenta um conjunto azulejar do século XX com a representação da Assumpção da Virgem. Foi classificada como Monumento de Interesse Municipal pela CMB em 2003.

Finalmente, acrescentamos mais alguns dados respigados algures na Internet: Em 1955 resolveu-se reconstruir este antigo lugar de culto, para tal o edifício foi reduzido as suas quatro paredes. Seguindo um rigoroso plano de reconstrução e restauro, rebocaram-se as suas paredes, foram-lhe colocados azulejos também eles restaurados. Mais uma vez a CUF não ficou de fora, sendo o tecto, portas e bancos desta renovada capela (madeira bem como a mão-de-obra, trabalho estimado em 200 contos) uma oferta da empresa á Santa Casa da Misericórdia. A reabertura deste local de culto sob a invocação de Santo António, levou á necessidade de adquirir uma imagem do Santo que se crê ser do séc. XVIII e que depois de devidamente restaurada foi oferecida por D. Manuel de Mello a esta capela

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Barreiro - Eça de Queirós, o Barreiro e o Tejo

Acrílico sobre tela 70 cm x 30 cm

Foto

Eça de Queirós
Eça de Queirós viveu algum tempo da sua vida em Évora. Seus pais viviam em Lisboa e por isso deve ter feito muitas vezes a travessia Lisboa-Barreiro e aqui apanhado o comboio para Évora. Nesta cidade alentejana foi Eça de Queirós director e pensa-se que talvez o único ou principal redactor do jornal “Distrito de Évora” pois muitas vezes escrevia com a capa de pseudónimos talvez para fazer crer que no jornal trabalhava muita gente.
É desse jornal e da pena de Eça a crónica que segue:

"Distrito de Évora" nº. 2, 10 de Janeiro de 1867
A crónica está satisfeita! E não sabem porquê?
Porque o novo ano se mostra mais razoável que o velho 1866!
É feio dizer mal dos que passaram desta a melhor vida, mas, em abono da verdade, o defunto 66 foi um ano disparatado.
Deu-nos o Inverno na Primavera, a Primavera no Verão e, por fim, o Verão no Inverno!
Mas o ano novo apresenta-se com a face carrancuda, de turvo aspecto, obrigando o oceano a visitar as nuvens, e estas por seu turno a desfazerem-se em água sobre a terra!
Ora isto pode não ser bonito, mas é racional, e a crónica é sempre pela razão.
E depois o vir o Inverno a tempos e a horas é decerto um penhor que havemos gozar no Verão belos calmeiros para saborear os sorvetes e carapinhadas da Júlia, do Alberto e Couto Braga, se assim aprouver à má economia financeira.
No dia 5, o vapor que conduzia os passageiros de Lisboa para o caminho de ferro do Sul, abriu água no trajecto e obrigou os que vinham no comboio de Évora, Beja e Setúbal, a ficar a passar a noite no Barreiro.
Por esta vez ainda felizmente este sinistro só acarreta graves inconvenientes, mas pode dar-se qualquer dia outro que produza grande número de vítimas.
Há muito que a imprensa clama contra essas carcaças que a companhia de navegação no Tejo ainda conserva em activo serviço e parece que, enquanto não tiver lugar um acontecimento que vá lançar a consternação e o luto no seio de muitas famílias, não será aquela obrigada a reformar o serviço dos vapores, visto não querer desistir do seu intolerável monopólio.
Pedimos ao governo sérias e prontas providências.

No mesmo jornal, alguns dias depois, aparece publicada a carta seguinte e a resposta do mesmo Eça de Queirós:
"Distrito de Évora", nº 4:
Sr. redactor. – No seu jornal de 10 do corrente, diz v. e a Revolução de Setembro transcreveu: «No dia 5 do corrente o vapor que conduziu os passageiros de Lisboa para o caminho-de-ferro do sul, abriu água no trajecto, e obrigou os que vinham no comboio de Évora, Beja e Setúbal a ficar e passar a noite no Barreiro.»
Posso asseverar a v. Sr. redactor, que tudo acima dito é completamente inexacto; nem o vapor fez água, nem os passageiros vindos no comboio ficaram no Barreiro. O vapor saiu nesse dia, do Barreiro para Lisboa às três horas e três quartos da tarde, e chegou a Lisboa às quatro e meia, e daqui partiu, na forma do costume, para Cacilhas a ir buscar a carreira das cinco horas para Lisboa.
Deve notar, Sr. redactor, que neste dia houve um grande temporal no Tejo, e que o vapor de África acendeu as fornalhas, fez vapor, mas não se atreveu a largar a amarração.
É para sentir que uma informação inexacta e mesmo caluniosa, desse motivo a v. fazer considerações, que nem os precedentes de vinte e oito anos, nem as vistorias passadas pelos peritos do Arsenal, ainda há três meses, autorizam.
Muito seria para desejar que a imprensa do país fosse mais cautelosa, quando se trata do crédito de terceiras pessoas, levada apenas de informações menos escrupulosas, e que muitas vezes encobrem interesses mesquinhos e desarrazoados, que se revelam, como ali, pelas palavras – intolerável monopólio, etc., etc.
Sou, Sr. redactor, com a devida consideração.
De v. etc.
António N. Sabbo Júnior
Director presidente da companhia

Esta carta recebida pede a rectificação de uma notícia, não verdadeira.
De boa vontade. Houve de facto uma má informação, sem culpa, sem mau propósito. Hoje a redacção recebeu outra carta em que o Sr. Sabbo oferece o testemunho de algumas pessoas que nesse dia desembarcaram em Lisboa.
É verdade. Um nosso redactor atravessou no vapor do Barreiro nesse dia, quando no Tejo andava temporal.
Damos toda a razão à direcção do vapor e a quem desejamos prosperidade e desenvolvimento.
No entanto nas linhas escritas não houve malevolência, ou intenção hostil: o risco dum arrombamento dum vapor, o susto que pode causar um tal boato, o que se diz da pouca segurança das máquinas, tudo levou a falar assim, mas sem intenção, e somente como quem vê um perigo, e grita com comoção para que seja evitado.
Não foi hostilidade, foi informação errada. Folgamos em que as vistorias feitas, mostrem o bom estado, a segurança, a esperança de duração, facilidade do bom serviço dos vapores do Tejo.
À redacção são perfeitamente estranhos os interesses da companhia, não os combate, não os aceita, não os sabe mesmo; se os barcos estão podres, lamenta; se os barcos estão sãos, estima; não sabe que intrigas se movem contra essa companhia, ignora absolutamente que influências queiram a sua extinção, não procura hostilizá-la, não pretende protegê-la também; são-lhe enfim, absoluta e perfeitamente indiferentes os interesses especiais da companhia: não os conhece, não os sabe: assim se vê que tudo nasceu duma informação errada.Por o que, em amor da justiça e da verdade, se rectifica a notícia no sentido da carta.

domingo, 13 de setembro de 2009

Barreiro - Largo Casal

Acrílico sobre tela 50 cm x 40 cm

Foto

Foto

Largo (Praça) Gago Coutinho e Sacadura Cabral, vulgo “Largo Casal”
O popular “Largo do Casal” foi, antigamente, o “mini-rossio” local.
Se alguém perguntar aos habitantes do Barreiro onde é a Praça Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a maior parte deles não responderá com muita certeza… outros desconhecerão mesmo onde fica.
Mas se fôr citado o Largo do Casal, a maioria deles logo o localiza. E quem se lembra que antes de ela tomar o nome dos gloriosos portugueses que, em 1922 (Março-Junho) praticaram a proeza do “raid” Lisboa-Rio de Janeiro, se denominava então Largo da Alegria?
A família Casal que desde a 2ª. metade do Século XVIII habitando a casa da velha Rua de Palhais (actual Rua Aguiar) com os nºs. 154 a 162, a tornejar, a Nascente, para o pequeno largo com os nºs. 1 a 3, veio a designá-lo, popularmente, pelo seu apelido. Era o chefe da família, ainda nos princípios da 3ª. Década do Século XIX, o octogenário sargento-mor de ordenanças (oficial de ordenanças) Francisco Alvarez Casal.
Seu filho Francisco Alves Casal (1805-1881) foi também pessoa de muito prestígio no Barreiro, aqui desempenhando, como o pai, vários cargos administrativos.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Barreiro - Moinhos de Alburrica I

Acrílico sobre tela 30 cm x 24 cm

Foto

Escrevia Armando da Silva Pais, em “O Barreiro Antigo e Moderno” a páginas 145, o seguinte: Três outros moinhos de vento, já desmantelados, mas cujas paredes se conservam a desafiar os estragos do tempo, existem ainda em Alburrica. Perto uns dos outros – já em conjunto, já isolados – têm sido motivo de temas pictóricos.
Um deles, o mais alto, quase em forma de cone truncado, é chamado Moinho Gigante, porque os “anões” são os outros dois, de paredes cilíndricas. O “Gigante”, que foi reproduzido com as suas velas, pelo famoso pintor paisagista Silva Porto (1850-1893), ostenta ainda, por cima da porta da frente, a seguinte inscrição, gravada em pedra: FOI MANDADO EDIFICAR POR JOSÉ PEDRO DA COSTA NO ANO DE 1852.
Os outros dois mais pequenos moinhos de vento de Alburrica são também da mesma data do Gigante. Num deles, também por cima da porta principal, existe ainda bem conservado, um painel de azulejo, com a imagem de Nª: Sª. do Rosário, por baixo da qual se lê a seguinte inscrição: JOSÉ FRANCISCO DA COSTA ANNO DE 1852.
O outro é do mesmo tempo. Ambos pertencem agora, com os terrenos anexos, a mestre Francisco Ferreira, antigo construtor naval, que ali teve um estaleiro.